sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Um pouco de história








A história Mackenzista tem início no ano de 1870,quando o casal Chamberlain – George e Mary Annesley – Missionários Presbiterianos, introduziu uma Proposta pedagógica revolucionária  para os padrões educacionais da época: escola com classes mistas, aulas de ginástica, sem distinção ética ou social.

Nessa pequena escola, passaram a estudar filhos de abolicionistas, republicanos e outros grupos de intelectuais corajosos, todos defensores dos Direitos da Pessoa Humana.

Em 1896, a singular escola iniciou seu primeiro curso superior, vinculado à Universidade do Estado de Nova York – SUNY; a  Escola de Engenharia, constituindo o Mackenzie College que pendurou até 1927, data que marca a obtenção da autonomia acadêmica Mackenzista.

Em 7 de fevereiro de 1952, pelo Decreto nº 30511, assinado por Getulio Vargas, foi  fundada, oficialmente, a Universidade Mackenzie, hoje denominada Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Desde aqueles primeiros tempos até nossos dias, esta  tradicional  instituição tem pautado sua ação educacional na excelência de ensino, na pesquisa e na ação de intervenção comunitária,  buscando, em  todas  suas  vertentes, a consciência crítica e a formação integral do ser humano, em ambiente de fé cristã – evangélica reformada.

A instalação da Faculdade de Direito, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, iniciou-se em 10 de agosto de 1953, concluindo seus trabalhos no dia 11 de agosto, coincidindo, assim, com a data aniversária dos  cursos jurídicos do Brasil.

Seu idealizador e primeiro Diretor foi Jorge Americano, jurista de idéias arrojadas e com posicionamentos de vanguarda que elaborou Projeto Pedagógico exigente, pois, além de sólida formação profissionalizante, prestigiou, desde o início, conteúdos humanísticos.

Essa construção pedagógica foi alicerçada pelo CTA – Conselho Técnico Administrativo, com acompanhamento  de  Congregação da  Faculdade, até que o Decreto nº 32322, de 11 de outubro de 1954, autorizou o funcionamento do curso que recepcionou seus primeiros calouros, em 1955, em longo processo de singularidades históricas.

Encontra-se recomendada, dentre as melhores Faculdades de Direito no Estado de São Paulo e no país, pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil com o Selo de Qualidade OAB Recomenda, em suas três edições (2001, 2003 e 2004/2007).

No Exame Nacional de Cursos (Provão 2002 e 2003) obteve o Conceito “A” e na Avaliação das Condições de Ensino, realizada pelo INEP/MEC, alcançou o mais alto conceito (CMB) em organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações. Obteve, ainda, em 2006, o mais alto conceito, nota 5, no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que integra o SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

O Curso de Direito, composto por dez semestres letivos, compreende as disciplinas que atendem aos conteúdos dos Eixos de Formação Fundamental, Profissional Teórico-Prático e de Aprofundamento de Estudos Humanísticos, Prática-Jurídica e Pesquisa Científica Avançada, compondo-se, ao lado das disciplinas teóricas, de atividades voltadas para o Direito Aplicado e para a pesquisa acadêmica (Juizado Especial, Laboratórios, Seminários Avançados, Estágios Supervisionados, Trabalho de Graduação Interdisciplinar, Iniciação Científica). Ademais, oferece um núcleo com programas optativos e um rol de disciplinas eletivas sobremodo atuais.

Os objetivos da Faculdade de Direito estão voltados a uma sólida formação humanística e às habilidades técnico-jurídica, sócio-política e prática, indispensáveis à adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais, para o exercício da cidadania e das diversas profissões na área do Direito. A formação acadêmica do Bacharel em Direito do Mackenzie o habilita para o exercício de grande gama de atividades profissionais e de carreiras jurídicas, como a advocacia, consultoria e assessoria jurídica, magistratura, procuradoria de justiça, defensoria pública, procuradoria das administrações públicas, entre outras.

Fonte: http://www.mackenzie.br/apresentacao2.html

Um comentário:

  1. Isto é Mackenzie!!!
    Muitos beijos a todos e parabéns para nós, pq 10 anos é o máximo!!! E que venham os próximos encontros...
    San Lopes

    ResponderExcluir